Como qualquer culto, o islamismo instrui seus seguidores a se segregarem das pessoas de fora do culto, a ponto de proibir a amizade com não muçulmanos, os káfirs*.
*Kafir (plural, kufar – pronúncia káfir ou cafre, este último usado por Luis de Camões) – termo pejorativo que se refere aos infiéis. O Alcorão retira a humanidade do kafir ao dizer que ele é “a mais vil das criaturas.”
(Leia aqui para compreender o inacreditável conceito islâmico de al wala wal bara – ame quem/o que Alá ama, odeie quem/o que Alá odeia)
(Leia depois o artigo Não existe “Regra de Ouro” no Islã)
Treze (13) versículos do Alcorão que definem a relação entre muçulmanos e kafirs.
5:51 Ó, crentes, não tomem os judeus ou os cristãos como amigos. Eles são apenas amigos uns dos outros. Se algum de vocês os toma para seus amigos, ele certamente é um deles. Alá não guiará os malfeitores.
5:55 Seus protetores são Alá e Seu Mensageiro e aqueles que creem, que observam a oração regular e a caridade regular, e que se curvam em adoração. E quem quer que tome Alá, Seu Mensageiro, e aqueles que creem para os amigos, eles realmente são o povo de Alá e devem ser triunfantes. Oh, vocês que creem, não tomem aqueles que receberam as Escrituras [judeus e cristãos] antes de vocês, que zombaram e riram da sua religião, ou que são incrédulos, como seus amigos. Temam a Alá se vocês são verdadeiros crentes. Quando você chama para a oração, eles fazem disso uma zombaria e uma piada. Isso porque eles são um povo que não entende.
5:57 Oh, vós que credes, não tomai diante de vós aqueles que receberam as Escrituras [judeus e cristãos], que zombaram e riram da vossa religião, ou que são incrédulos para os vossos amigos. Temam a Alá se vocês são verdadeiros crentes. Quando você chama para a oração, eles fazem disso uma zombaria e uma piada. Isso porque eles são um povo que não entende.
5:78 Aqueles entre os Filhos de Israel que não creram foram amaldiçoados pela língua de Davi e de Jesus, Filho de Maria, porque eram rebeldes e persistiam em excessos. Eles não se contiveram mutuamente da iniquidade que cometeram. Suas ações eram detestáveis. Você verá muitos deles fazerem amizade com os incrédulos. Eles enviaram suas más obras diante deles. Alá está zangado com eles, e eles permanecerão em tormento para sempre. Se eles tivessem acreditado em Alá, no Mensageiro e no Alcorão que lhe foi revelado, eles não os escolheriam para seus amigos, mas a maioria deles são malfeitores rebeldes.
3:28 Os crentes não devem tomar os incrédulos como amigos em preferência a outros crentes. Aqueles que fizerem isso não terão nenhuma proteção de Alá e só terão a si mesmos como protetores. Alá adverte você a temê-Lo, pois todos retornarão a Ele.
3:118 Crentes! Não se torne amigo de ninguém, exceto do seu próprio povo. Os incrédulos não descansarão até que tenham corrompido você. Eles não desejam nada além da sua ruína. Seu ódio por você é deixado claro por suas palavras, mas um ódio ainda maior está escondido dentro de seus corações. Deixamos Nossos sinais claros para vocês. Portanto, faça o seu melhor para compreendê-los.
60:1 Oh, vós que credes, não tomeis o meu inimigo e o vosso por amigos, mostrando-lhes bondade. Eles rejeitam a verdade que veio a você. Eles expulsam os mensageiros e a si mesmos porque vocês acreditam em Alá, seu Senhor. Se vocês continuarem a lutar pela causa de Alá [jihad] e a partir de um desejo de Me agradar, vocês lhes mostrariam bondade em particular? Eu sei melhor o que você esconde e o que você revela. Quem faz isso entre vocês já se desviou do caminho certo.
60:13 Oh, crentes, não entrem em amizade com aqueles contra os quais Alá está zangado. Eles se desesperaram com a vida futura, assim como os incrédulos se desesperam daqueles que estão em sepulturas.
4:89 Eles querem que você se torne incrédulo como eles, para que todos vocês sejam iguais. Portanto, não tome nenhum deles como amigos até que eles tenham abandonado suas casas para lutar pela causa de Alá. Mas se eles voltarem atrás, encontre-os e mate-os onde quer que estejam. Não tomem nenhum deles como amigo ou ajudante, exceto aqueles que buscam asilo entre seus aliados e aqueles que vêm a vocês porque seus corações os proibiram de lutar contra vocês ou contra seu próprio povo. Se tivesse sido a vontade de Alá, Ele teria dado a eles poder sobre você, então eles certamente teriam lutado contra você. Portanto, se eles o deixarem e não travarem guerra contra você e buscarem a paz com você, Alá ordena que você não os machuque.
4:138 Advirta os hipócritas de que o castigo torturante os espera. Os hipócritas tomam os incrédulos como amigos em vez dos crentes. Eles procuram honra em suas mãos? Verdadeiramente toda a honra pertence a Alá.
4:144 Crentes! Não tome os incrédulos como amigos sobre os crentes. Você daria a Alá uma razão clara para puni-lo?
58:14 Não tomastes conhecimento daqueles que fazem amizade com as pessoas com quem Alá se zanga? Eles não fazem parte do seu grupo ou do deles, e eles conscientemente juram uma mentira. Alá preparou um castigo terrível para eles, pois suas ações são más. Uma punição humilhante aguarda aqueles [judeus que fingem ser muçulmanos] que usam sua fé como um disfarce e afastam os outros do caminho de Alá. Nem sua riqueza nem seus filhos os protegerão de Alá. Eles serão prisioneiros do Fogo, onde viverão para sempre.
9:23 Oh, crentes, não façam amigos de seus pais ou de seus irmãos se eles amam a incredulidade acima do Islã. Aquele que os faz seus amigos faz o mal. Diga: Se seus pais, e seus filhos, e seus irmãos, e suas esposas, e seus parentes, e a riqueza que você ganhou, e a mercadoria que você teme que você não venderá, e as habitações em que você se deleita – se todos são mais caros para você do que Alá e Seu Mensageiro e os esforços em Seu Caminho, então espere até que o mandamento de Alá venha a acontecer. Alá não guia os ímpios.
Versículos compilados em artigo do Centro para o Estudo do Islã Político Internacional.
\13-versículos-proibem-amizade-muculmano-kafir
Deixe um comentário