Tradução de artigo de escrito por अनुपम कुमार सिंह e publicado no OpÍndia, em 26 de maio de 2022
O assunto deste artigo faz parte da jihad islâmica contra a Índia, o evento mais longo e sangrento da história (Leia depois o artigo Invasão islâmica da Índia: o maior genocídio da história).
22 de março de 1739: O Saque de Delhi
Em fevereiro de 1739, Nadir Xá construiu uma ponte sobre o rio Indo e depois disso, na Batalha de Karnal, os mogóis sofreram novamente a derrota. A 120 km de Delhi, Muhammad Xá chegou com uma grande força militar, com 3 km de largura e 25 km de comprimento.
Antes de meados do século 18 no Irã, havia um governante cujas histórias de crueldade ainda são contadas pelas pessoas que vivem nos territórios que invadiu. O nome daquele governante islâmico da Pérsia era Nadir Xá, que foi o fundador da dinastia afsárida. Durante o ataque a Delhi, ele cometeu atrocidades em toda parte. Então o fraco regime mogol teve que entregar todo o Afeganistão para ele. Por causa de seus sucessos militares, os historiadores também o chamam de ‘Napoleão da Pérsia’.
Timur e Genghis Khan, os dois governantes mais expansionistas e implacáveis da Ásia Central foram a inspiração de Nadir Xá. Nadir Xá, que governou o Irã de 1736 até seu assassinato em 1747, aproveitou a revolta dos Hotaki Pashtuns para derrubar o então governante Sultan Hussein. Seu império em seu auge se estendia à Armênia, Azerbaijão, Geórgia, norte do Cáucaso, Iraque, Turquia, Turcomenistão, Afeganistão, Uzbequistão, Paquistão, Bahrein e Omã.
Nadir Xá enviou uma mensagem ao governante mogol de Delhi, Muhammad Xá. Naquela época, ele estava realizando sua campanha de guerra no Afeganistão e deixou claro para os mogóis que nenhum fugitivo de lá deveria se abrigar no Império Mogol. Após a ocupação de Kandahar por Nadir Xá, muitas pessoas fugiram para Cabul. Os mogóis garantiram ao governante persa que as coisas aconteceriam como ele disse.
Mas, quando muitos afegãos se refugiaram dentro do regime mogol e Nadir Xá soube disso, ele se ofendeu. Nadir Xá então enviou um de seus emissários a Delhi pela terceira vez e pediu-lhe que voltasse após uma estadia máxima de 40 dias. No entanto, em Delhi, os mogóis não lhe deram nenhuma importância ou atenção e o impediram de voltar. Quando um ano se passou, Nadir Xá enviou-lhe uma ordem pedindo-lhe que voltasse, independentemente de obter uma resposta dos mogóis ou não. Nadir Xá não tinha intenção de ir para Delhi, mas não pôde suportar esse insulto.
Nadir Xá não teve problemas em chegar a Cabul porque ninguém se atreveu a detê-lo no caminho e foi-lhe dado o caminho por medo. Em Cabul, ele deve ter tido uma guerra branda, mas o exército mogol teve que se render. No verão de 1738, as tropas persas haviam avançado de Cabul. No caminho, ele se enfureceu e recrutou os fortes e musculosos afegãos para seu exército.
Quando os chefes de Cabul partiram para Delhi com o emissário de Nadir Xá com sua mensagem, o mensageiro foi morto pelo governador de Jalalabad, Mir Abbas, no caminho. Mir Abbas teve que suportar o peso disso na forma do ataque de Nadir Xá, no qual ele foi assassinado e sua família foi acorrentada e apresentada perante Nadir Xá. Também vale a pena saber que quando Nadir Xá chegou a Delhi, havia apenas trinta e dois anos desde a morte de Aurangzeb.
O Império Mogol estava enfraquecendo-se constantemente, pois o poder dos Maratas na Índia central e na parte ocidental estava aumentando constantemente. Muitos chefes muçulmanos que governaram sob os mogóis também declararam sua independência. Os pashtuns no Norte iniciaram uma rebelião, o que enfraqueceu a capacidade do regime mogol no Afeganistão. Como os otomanos e os persas, a riqueza dos mogóis também eram famosas em todo o mundo, então Nadir Xá também tinha a intenção de cometer grandes saques.
Nadir Xá parou pela primeira vez em Kararbaug, localizada no sul de Ghazni, de onde entrou no território governado pelos mogóis. Seu filho Nasrullah seguiu em frente com um exército e capturou Bamiyan. O governador de Ghazni fugiu, mas os outros muçulmanos deram as boas-vindas a Nadir Xá. Nadir Xá começou a governar o Afeganistão a partir da própria Cabul e nomeou seu próprio povo. Ele teve uma guerra com os mogóis perto de Khyber e Peshawar foi ocupada por Nadir Xá.
Em fevereiro de 1739, Nadir Xá construiu uma ponte sobre o rio Indo e depois disso, na Batalha de Karnal, os mogóis sofreram novamente a derrota. A 120 km de Delhi, Muhammad Xá chegou com uma grande força militar, com 3 km de largura e 25 km de comprimento. Além do exército de 4,5 milhões, também havia milhares de armas, canhões e elefantes, mas a maioria dos soldados não era treinada. Foi o estratagema de Nadir Xá que ele forçou Muhammad Xá a lutar a guerra no local de sua escolha. Ele já tinha feito todo o reconhecimento.
Exército persa causou estragos em Delhi
Nadir Xá matou 20.000 soldados mogóis e Muhammad Xá teve que se render. A resistência mogol era fraca. Muhammad Xá teve que comparecer perante Nadir Xá. Quando Nadir Xá entrou em Delhi, os mogóis derrotados o receberam com disparos de canhões e metralhadoras. Nadir Xá celebrou o Ano Novo Persa ‘Navroz’ na própria Delhi. Mas, o povo de Delhi se rebelou contra Nadir Xá.
Para esmagar a revolta, ele desceu à terrível crueldade. O exército persa matou 30.000 pessoas em seis horas. Muitas pessoas foram levadas para as margens do rio Yamuna e decapitadas ali. O exército persa entrou nas casas das pessoas e começou a matá-los. Depois disso, eles incendiaram as casas. Muitas pessoas cometeram suicídio com suas famílias porque preferiram isso a serem mortos nas mãos do exército persa. Dois chefes mogóis, Syed Niaz Khan e Xánawaz Khan, estavam envolvidos na rebelião. Eles foram trazidos junto com centenas de seus apoiadores e mortos na frente de Nadir Xá. [Cerca de 10.000 mulheres e crianças foram levadas como escravas.] Depois disso, Nadir Xá enviou seu povo para coletar impostos em todas as localidades de Delhi. O exército persa também assumiu o ‘Trono do Pavão’ dos mogóis. Os diamantes Kohinoor [“Montanha de Luz”] e Diya-e-Noor [“Mar de Luz”] também foram oferecidos a Nadir Xá.
[Este evento é conhecido como o Saque de Delhi. O Trono do Pavão tornou-se símbolo do poder imperial persa. Os diamantes Kohinoor e Diya-e-Noor, hoje, fazem parte das joias da coroa britânica e iraniana. A pilhagem apreendida de Delhi foi tão rica que Nadir Xá suspendeu a tributação na Pérsia por um período de três anos após seu retorno.]
A paz veio somente quando os próprios mogóis rapidamente apresentaram uma parte de seu império e riqueza a Nadir Xá. Todas as terras a oeste do rio Indo tornaram-se parte do Império Persa de Nadir Xá.
No início de maio de 1739, Nadir Xá começou a se preparar para voltar à Pérsia. Diz-se que ele havia saqueado tanto dinheiro da Índia que, depois de voltar, não precisou mais recolher impostos nos três anos seguintes em seu país. Ele também levou milhares de elefantes, camelos e cavalos com ele. Um regime mogol empobrecido e enfraquecido tornou-se um alvo fácil para os britânicos.
\India-Nadir-Xa-do-Iran-1739
Yiitschak Hosenfeld diz
Jii1111slamm religião da destruição !!!!!!!