Texto adaptado em parte de The Religion of Peace por José Atento.
Um dos conceitos mais chocantes do islão é o de ser permitido mentir se a mentira ajudar a propagação do islão e da lei islâmica (Sharia).
Nós tratamos dele em um artigo anterior e exemplos tem sido compilados. Neste artigo apresentamos a base da taqiyya oriunda das escrituras islâmicas e o que a lei islâmica diz a respeito.
Eu sei que é chocante mesmo pensar que um muçulmano pode estar nos enganando, mas o fato é que mentir para os não-muçulmanos não é motivo para um muçulmano temer o inferno. Ele pode mentir e ainda aguardar pelas suas 72 virgens depois da morte sem remorsos.
Atualização: eu acrescentei a definição de outras formas de “enganação sagrada islâmica” no final do artigo.
Os muçulmanos podem mentir?
Resposta:
Os doutores do islão ensinam que os muçulmanos devem, em geral, serem verdadeiros uns para com os outros, exceto quando o propósito da mentira for o de “amaciar as diferenças.”
Existem duas formas de mentir para os não-muçulmanos (kufar) que são permitidas sob certas circunstâncias. Elas são chamadas de taqiyya e kitman. Essas circunstâncias são aquelas que avancem a causa do islão, em alguns casos para ganhar a confianca dos não-muçulmanos de modo a expor as suas vulnerabilidades e, deste modo, derrotá-los mais facilmente.
Os muçulmanos estão autorizados a mentir para os não-muçulmanos a fim de derrotá-los. As duas formas são:
Taqiyya (muda’rat) – dizer algo que não é verdade.
Kitman – mentira por omissão. Um exemplo seria quando apologistas muçulmanos citam apenas um fragmento do verso 5:32 (se alguém mata “seria como se tivesse matado toda a humanidade”), deixando de mencionar que o restante do versículo (e no próximo) ordena o assassinato em casos indefinidos de “corrupção” e “mal comportamento”.
O que diz o Alcorão
Alcorão (16: 106) – Estabelece que há circunstâncias que podem “obrigar” um muçulmano para dizer uma mentira.
Alcorão (3:28) – Este versículo diz para muçulmanos não tomarem aqueles fora da fé islâmica como amigos, a menos que seja para “que eles se protejam.”
Alcorão (9: 3) – “… Alá e Seu Mensageiro estão livres de responsabilidade para com os idólatras …” A dissolução dos juramentos com os pagãos que permaneceram em Meca após a sua captura. Os pagãos de Meca não fizeram nada de errado, mas foram expulsos de qualquer maneira.
Alcorão (40:28) – Um homem é apresentado como um crente, mas que deve “esconder sua fé” entre aqueles que não são crentes.
Alcorão (2: 225) – “Alá não vai chamá-los para explicar leviandade em seus juramentos, mas irá julgá-lo pela intenção em seus corações.” O contexto dessa observação é o casamento, o que explica por que a Sharia permite aos cônjuges mentirem uns para o outro para um bem maior.
Alcorão (66: 2) – “Alá já ordenou para você, (ó homens), a dissolução de seus juramentos.”
Alcorão (3:54) – “E eles (os descrentes) planejaram, e Alá planejou (contra eles): e Alá é o melhor dos planejadores.” A palavra árabe usada aqui para o planejar (ou tramar) é makara, que significa literalmente ‘enganar’. Se Alá é extremamente enganador para com os incrédulos, então há pouca base para negar que os muçulmanos estão autorizados a fazerem o mesmo. (Veja também 8:30 e 10:21)
Citações do Hadice (Hadith)
Bukhari (52: 269) – “O Profeta disse: “A guerra é enganar os outros.” O contexto deste hadice é considerado como sendo para o assassinato de Usayr ibn Zarim, e seus trinta homens desarmados, pelos homens de Maomé após ele ter “garantido” a eles uma passagem segura.
Bukhari (49: 857) – “Aquele que faz a paz entre as pessoas inventando boas informações ou dizer coisas boas, não é um mentiroso.” Mentir é permitido quando o fim justifica os meios.
Bukhari (84: 64-65) – Falando de uma posição de poder na época, Ali confirma que a mentira é permitida a fim de enganar um “inimigo”.
Muslim (32: 6303) – “… ele não ouviu que a isenção foi concedida em nada o que as pessoas falam como mentira, mas em três casos: na batalha, para trazer a reconciliação entre as pessoas, e as palavras do marido para sua esposa, e as palavras de uma esposa para seu marido (de forma distorcida, a fim de trazer a reconciliação entre eles)”.
Bukhari (50: 369) – narra o assassinato de um poeta, Ka’b bin al-Ashraf, por insistência de Maomé. Os homens que se voluntariaram para o assassinato usaram desonestidade para ganhar a confiança de Ka’b, fingindo que tinham se voltado contra Maomé. Com isso, eles chamaram a vítima para fora de sua fortaleza, ao que ele foi brutalmente abatido apesar de ter lutado ferozmente por sua vida.
Da Lei Islâmica:
Reliance do Traveler (p 746-8,2.) -. “A fala é um meio para alcançar os objetivos Se um objetivo louvável for alcançável através de tanto dizer a verdade ou mentir, é ilegal mentir, porque não há necessidade para isso. Quando for possível alcançar tal objetivo mentindo-se mas não dizendo a verdade, é permitido mentir se atingir a meta for permitido (N: ou seja, quando o propósito da mentira for para contornar alguém que esteja impedindo alguém de fazer algo permitido ), e é obrigatória a mentir se o objetivo for obrigatório … é uma precaução religiosamente em todos os casos empregar palavras que dêm uma impressão enganosa …
“Deve-se comparar as conseqüências ruins decorrentes de se mentir e de se dizer a verdade, e se as conseqüências de dizer a verdade são mais prejudiciais, tem-se o direito de mentir. “
Mas, Maomé fez isso?
Sim. Por exemplo, Maomé ludibriou Meca ao assinar uma trégua de 10 anos, quebrando-a após 2 anos quando já tinha conseguido um exército grande o suficiente para conquistar Meca. Algumas das pessoas de meca que confiaram em Maomé foram executadas.
Maomé usou de mentirar ao enganar o poeta Ka’b bin al-Ashraf (descrito acima) bem como Usayr ibn Zarim, um exilado da tribo dos Banu Nadir, que haviam sido expulsos de Medina por Maomé (descrito abaixo).
Na época, Usayr ibn Zarim estava tentando reunir uma força armada contra os muçulmanos, de entre uma tribo aliada ao Coraixitas (guerra contra o qual Maomé já havia declarado). “Emissários” de Maomé foram para ibn Zarim e o convenceram a deixar o seu porto seguro, sob o pretexto de se encontrar com o profeta do Islã em Medina para discutir a paz. Uma vez vulnerável, o líder e seus trinta companheiros foram massacrados pelos muçulmanos com facilidade, desmentindo a promessa de que eles estavam em sua maioria desarmados, tendo sido dada uma garantia de passagem segura (Ibn Ishaq 981).
Tal era a reputação dos muçulmanos por mentir e depois matar que mesmo aqueles que o “aceitaram o islão” não se sentiam totalmente seguros. O destino da Jadhima é evidência dramática para isto. Quando muçulmanos “missionários” se aproximaram de sua tribo um dos membros insistiu que eles iriam ser abatidos, mesmo aqueles que já tinham se “convertido” ao islamismo para evitar apenas como um desaparecimento. No entanto, os outros estavam convencidos de que eles poderiam confiar na promessa do líder muçulmano que eles não poderiam ser prejudicados se eles simplesmente não oferecessem resistência. (Depois de convencer o cético a depor armas, os homens desarmados da tribo foram rapidamente amarrado e decapitados – Ibn Ishaq 834 e 837).
O Alcorão diz em vários lugares que Alá é o melhor na arte de enganar as pessoas. Uma nota interessante é o versículo 7:99, que diz que as únicas pessoas têm certeza do que Alá irá fazer com elas são aquelas que perecerão no inferno. Tomada literalmente, esta passagem significaria que os muçulmanos que arrogantemente assumem que eles vão entrar no céu, poderão ter uma surpresa desagradável (estes são os perigos de se adorar um enganador todo-poderoso).
A quase ausência de versículos do Alcorão e Hadith que incentivem que a verdade de ser dita é algo surpreendente, dado que muitos muçulmanos estejam convencidos de que sua religião ensina honestidade. Na verdade, é por causa dessa crença arraigada, que muitos muçulmanos sejam ainda bastante honestos. Quando a mentira é abordada no Alcorão, é quase sempre em referência a “mentiras contra Alá” – referindo-se aos judeus e cristãos que rejeitaram a alegação de que Maomé era um profeta.
Finalmente, as circunstâncias em que Maomé permitiu um crente a mentir para um não-cônjuge são limitadas àquelas que fazer avançar a causa do Islã ou habilitam um muçulmano a evitar danos ao seu bem-estar (e provavelmente, o bem-estar de outros muçulmanos também) . Embora este deve ser mantido muito em conta quando se trata de assuntos de segurança global, tais como as intenções nucleares do Irã, ou os interesses reais daqueles que estão financiando a islamização do Brasi, isso não é motivo para se supor que todo o muçulmano que você pessoalmente encontrar na rua ou no local de trabalho seja menos honesto do que qualquer outra pessoa.
Contudo, se ele for um bom muçulmano, você sabe que ele deseja a implantação da lei islâmica (Sharia), mesmo que ele diga o contrário.
Outras formas permitidas de enganar o káfir (não-muçulmano)
Além da taqiyya (muda’rat) e kitman, existem outras formas permitidas pelo islão no tocante a mentira. Elas são:
Tawriya – enganar o kafir sendo ambíguo.
Taysir – enganar o kafir ao mostrar uma certa flexibilidade e não observar todos os princípios da Sharia.
Darura – enganar por necessidade, ou seja, fazendo algo que seja “Haram” (proibido)
Muruna – a suspensão temporária da Sharia, permitindo que imigrantes muçulmanos pareçam “moderados”. Então, através do princípio da Hégira (imigração muçulmana), os primeiros muçulmanos são como uma espécie de Cavalo de Tróia. A comunidade káfir (Não muçulmana) fica com a falsa impressão de que os primeiros imigrantes não são uma ameaça, pelo menos até que a comunidade muçulmana tem ganhado força.
Atualização Assista a este vídeo do Dr. Bill Warner, do Centro de Estudos do Islão Político, sobre a taqiyya (\Videos_CSPI\):
Um argumento sunita sobre a taqiyya, no qual se utiliza da própia taqiyya
Algo interessante para a crescentar. É comum encontrar muçulmanos sunitas dizendo que a taqiyya é algo que apenas os muçulmanos xiítas fazem. Por exemplo, o dicionário Hans Wehr define taqīya: medo, precaução, prudência; (no islão xiíta) dissimulação da sua religião (sob dureza ou perante algum perigo danoso). Ou seja, para salvar as aparências, eles dissimulam, acusando os xiítas (dentro da guerrinha particular entre sunitas e xiítas) numa tentativa de esconder a ampla teologia islâmica que existe no assunto.
Atualização Clérigo Muçulmano ensina: Mentir para converter os infiéis aos Islão
\Taqiyya-Alcorao-Hadith-Sharia
Paulo diz
A salvação da humanidade são as igrejas que aceitam ativistas do ateismo também isto é, as Igrejas Unitaristas http://www.igrejaunitarista.vai.la
Alesandro Garcia diz
Parabens pelo blogger! Fui muçulmano por quase 20 anos(ramo ahmadia de Petropolis-RJ, viajei ao oriente, casei, e aqui no Brasil trabalhei em cargos importantes da ahmadia. Infelizmente pedi para sair pois quando você entra fundo nos detalhes da religião, encontra coisas absurdas, o Taquia é uma delas.
Alesandro Garcia
ASCENDENS ASCENDENS diz
As várias publicações oline do ALCORÃO não coincidem com essas citações que vc. fez. Que versão do Alcorão vc. usou?! ….
eloquent-nash diz
Talvez você possa indicar onde o sentido dos versos está errado. Deste jeito eu posso te explicar melhor.
Ariel diz
Olha que diz o 16:106…em pesquisa online:
106 Aquele que renegar Deus,(781) depois de ter crido — salvo quem houver sido obrigado a isso e cujo coração se mantenha firme na fé — e aquele que abre seu coração à incredulidade, esses serão abominados por Deus e sofrerão um severo castigo.
Não tem coisa alguma relacionada com a mentira.
Anônimo diz
"A salvação da humanidade são as igrejas que aceitam ativistas do ateísmo também isto é, as Igrejas Unitaristas " ERRADO CRISTÃO A SALVAÇÃO DE VOCÊS E O LADO SOMBRIO DA FORÇA "AS TREVAS"
TUDO PORQUE OS IDIOTA ADENTRARAM UM DOMÍNIO NOSSO AO PROCLAMA UM ESTADO RELIGIOSO DOMÍNIO DADO POR DEUS PARA AS TREVAS! QUEM VIVER NOVAMENTE VERÁ!
Aisha jaqueline diz
AFSSS ESSES BABACAS QUE ACHAM QUE SABE TUDO…VOCE PRECISA DE MAIS 30 ANOS…NAO APRENDEU NADA.
eloquent-nash diz
Aisha Jacqueline, mulher colonizada. Você poderia indicar aquilo que você tem dúvidas, sendo mais específica? Apenas deste jeito eu posso contribuir com você. Abraços.
Anônimo diz
Eu estou lendo o Alcorão e pesquisando sobre islamismo. Eu gosto do que leio e desejo saber mais. Pra mim Deus é Único, essa é à única certeza que tenho é acredito. Eu realmente preciso de orientação, mas não sei por onde começar. Ajudem-me por favor! Obrigada
Anônimo diz
LEIA A BÍBLIA. JESUS É AMOR E PERDÃO. ELE SÓ PREGA A VERDADE. ELE NÃO ACEITA MENTIRAS.
eloquent-nash diz
Anônimo. Algumas sugestões:
https://infielatento.org/2010/08/blog-post.html
https://infielatento.org/2010/11/verdade-sobre-maome-conquistador-e.html
https://infielatento.org/2011/04/verdade-sobre-maome-conquistador-e.html
http://www.exmuculmanos.com/wp-content/uploads/2015/06/A-Hist%C3%B3ria-de-Maom%C3%A9.pdf
http://infielatento.blogspot.ca/2013/07/maome-assassino-maome-manda-assassinar.html
http://infielatento.blogspot.ca/2015/03/isla-101-uma-introducao-ao-isla-e-jihad-islamica.html
Qualquer coisa, escreva para mim: joseatento@gmail.com
Egidio Mussa Momade diz
SE MOHAMMAD FOI MENTIROSO ENTÃO REALMENTE ELE É PROFETA DE JEOVA:
A mentira é aprovada na bíblia.
["Então saiu um espírito, apresentou-se diante do Senhor, e disse: Eu o induzirei. E o Senhor lhe perguntou: De que modo? Respondeu ele: Eu sairei, e serei um espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas. Ao que disse o Senhor: Tu o induzirás, e prevalecerás; sai, e faze assim. IReis 22:21-22 ]
[II Coríntios 12:16
Mas seja assim; eu não vos fui pesado; mas, sendo astuto, vos tomei com dolo.]
Deus (bíblico) mente através de procuração; Ele envia espíritos mentirosos para enganar.
[I Rs 22:23 ]
[Jr 4:1010 "Então disse eu: Ah, Senhor Deus! verdadeiramente trouxeste grande ilusão a este povo e a Jerusalém, dizendo: Tereis paz; entretanto a espada penetra-lhe até a alma."]
[ Jr 20:7 "Seduziste-me, ó Senhor, e deixei-me seduzir; mais forte foste do que eu, e prevaleceste; sirvo de escárnio o dia todo; cada um deles zomba de mim."],
[Ez 14:9 "E se o profeta for enganado, e falar alguma coisa, eu, o Senhor, terei enganado esse profeta; e estenderei a minha mão contra ele, e destruí-lo-ei do meio do meu povo Israel."]
• Jesus (biblico) fala erroneamente aos seus seguidores que ele voltará e estabelecerá o seu reino enquanto eles estiverem vivos. [Mateus 16:28 ]
• As nações "e então virá o fim." De acordo com Paulo, o evangelho foi pregado a todo o mundo [Rm 10:18 ] contudo o fim não veio. [ Mateus 24:14 ]
"O Deus da Bíblia – NUNCA se declarou mentiroso [melhor em estratagema (Makara)] como o deus do alcorão se declarou."
*… profeta do Islam comandou e permitiu (?)* [tenho evidências que refutam as suas acusações, mas não tenho que apoiam:
→“A pessoa que conta fábulas (mentiras) não entrará no paraíso ” (Al-Bukhari)
→ Ali (R.a) durante o sermão disse: Disse o Mensageiro de Allah (S.A.W) "Não minta algo para me, por que na verdade, quem mentir algo para me entrará no inferno"
Rab'iyyu bun Harách
→Ummu al mu'minina Aisha (R.a) relata:
Não existe característica mas repugnante ao Mensageiro de Allah (S.A.W), que a mentira.
Imam Ahmad
→Mohammad (S.A.W) disse:
Os sinais de "Annifáqah" (Hipocrisia) são três:
"Quando ele fala, mente; quando faz uma promessa, não cumprie; quando algo lhe é confiado ele trai essa confiança."
Abu hurarah em Saheeh Al-Bukhari e Saheeh Muslim… e outros muitos hadithes]
"O Deus da Bíblia – DECLAROU que o Maior dos MENTIROSOS (portanto, enganador?) é SATANÁS"(??) [Se não me monstrar o Capítulo e o verso, e as próprias mentiras do Satanás, será uma vergonha!]
eloquent-nash diz
Que bom que você concorda que Maomé e Alá são mentirosos e apoiam a mentira quando direcionadas contra o káfir (não muçulmano). O princípio dualista do islamismo permite isso: o mesmo comportamento pode ser errado e correto ao mesmo tempo. No caso da mentira ela é desencorajada entre os muçulmanos contudo é permitida contra o káfir (taqyyia).
Anônimo diz
Parabéns pelo artigo!!! Infelizmente é vdd, o q mais me choca é q nosso Brasil está recebendo vários desses e até ajudando, viveremos uma nova fase aqui, porque MTS brasileiros desconhecem as regras dessa religião. Aqui nem faço citação as mulheres, pq são submissas em tudo no islã. Mulheres brasileiras acordem, cuidado ao se relacionar com árabes muçulmanos, fica a dica!
Alexandre Sousa diz
Espirito não procria, nem tem membro de qualquer tipo. Sexo é uma função animal no mundo material, no mundo dos espiritos não tem isso. Essas virgens que os muçulmanos tanto falam é invenção de um pedofilico que acha que tem sexo depois da morte. Talvez sejamos testados para ter pensamentos puros do outro lado, coisa que um pervertido nunca terá.
Anônimo diz
Alesandro Garcia, não estou duvidando que você já foi muçulmano e saiu, até porque já vi outros ex muçulmanos que passaram pela mesma situação. Mas fiquei com uma dúvida: a religião não manda matar os muçulmanos que querem sair? Como vocês têm a garantia de que nenhum muçulmano vai fazer nada contra vocês?
Alesandro Garcia diz
Então, o ramo do Islã que eu seguia era o da ahmadiyya e segundo a crença da mesma, a época da espada já passou e a batalha agora é espiritual. Neste sentido se você não quiser ser mais membro, basta escrever uma carta pedindo para se desligar do grupo, sem violência. É bom lembrar que a seita da ahmadiyya não é considerada uma representante do Islã pelos muçulmanos e normalmente são perseguidos e privados de seus direitos no mundo islâmico, porém isso é assunto para outra oportunidade.
eloquent-nash diz
É verdade. Os Ahmadiyya são considerados apóstatas tanto pelos sunitas quanto pelos xiítas, e são mesmo perseguidos em muitos lugares.
Alexsandro diz
Que insensatez você está a postar? Amparado em qual sabedoria o senhor se dispõe a atacar o Islam e a inventar absurdos como esse? Consultou (pode-se fazer isso on line!) algum sheik? Está mesmo apto a interpretar um livro complexo como o Corão ou está apenas dizendo a própria opinião? Quem atenta contra os "direitos humanos" é o senhor, propagando preconceitos baseados numa interpretação pessoal e tacanha do Corão! O senhor julga um bilhão de pessoas por uma leitura rasa do Livro, e por um punhado de dementes terroristas; isso é vergonhoso e é irresponsável. Vá a uma mesquita, leia mais, procure a opinião de alguém balizado antes de postar coisas como essa – pois atacando uma religião e permitindo que outros assumam, com ferocidade, que a "sua" religião, seja qual for, é a única certa, o senhor alimenta fundamentalismos também.
Anônimo diz
Entao me responda: por que em países livres, laicos democráticos como o Brasil e até nos USA vocês mulçumanos usam da nossa lei e reivindicam o direito de praticarem sua religião, suas crenças, construirem suas mesquistas, e serem respeitados, ficarem em paz? E por que, nenhum cristão, ou qualquer outra religião não pode construir igrejas, vivenciar sua fé em países mulçumanos ou serão perseguidos e mortos? Por que exigem um direito se negam esse mesmo direito as outras pessoas de outra religião? Querem ter sua fé e religião respeitados, mas nao respeitam de?mais ninguém. Maior exemplo disso são os tais muçulmanos dedicados compactuarem com que o EI fez com os yazidis. Mataram homens sequestram crianças e mulheres usam e vendem Como escravos. As mulheres sao estupradas coletivamente pelos soldados todos os dias varias vezes, estupros coletivos do EI, ou por quem as compra, contact por sobreviventes que fugiram ou a família pagou um resgate caro. Muitas destas mulheres vivem escondidas na Alemanha e outros países para nao serem mortas por contarem estas atrocidades iguais do holocausto, e muitas vezes tem uma familia mulçumana dedicada, morando vizanha da casa onde isso acontece e nao ajuda não denuncia. Na Síria vimos cenas chocantes de crianças pequenas sendo enterradas vivas. Mas se em outro país do mundo atacarem uma mesquita, um muçulmano, vocês reclamam de perseguição e se fazem de vítimas. Por que não permitem a igreja ao lado de uma mesquita como permitos aqui e em outros paises? Por que acham que merecem tratamento diferente e melhor. Só em Jerusalém tem sinagogas, cristãos e mesquistas e mesmo assim tudo dividido, clima tenso e com algum louco de vez em quando se explodindo por nadaatando inocentes? E se fosse a familia de vocês ? Ah! Esqueci, estão seguros aqui no ocidente professando sua fé como querem, sem serem perturbados. Não somos todos humanos, com sentimentos, feitos de carne e ossos? O Criador não nos deu o livre arbítrio? E depois, é Ele e somente Ele e quem julgará nossas ações? Se o Criador não nos impôs nada, por que muçulmanos querem impor suas crenças à força? Vocês iriam gostar se qualquer religião se impusessese sobre vocês e os obrigassem a se converterem ou então os matassem? Respondam já que conhecem o Corão tão profundamente. Se tem coragem ou vão mentir usando a Taqyya?
eloquent-nash diz
Alexsandro. O seu comentário mostra um dos problemas do islamismo. Os muçulmanos ficam à mercê dos xeiques sem poderem questionar, pois questionar pode ser considerado como apostasia, cuja punição segundo a lei islâmica é a morte. Submissão à opinião do xeique.
Eu não julgo umm bilhão de pessoas. Na verdade, um bilhão de pessoas adoraria ter como exemplo de conduta uma pessoa que não tivesse sido assaltante de caravanas, escravocrata, senhor da guerra, torturador, pirata, pervertido sexual e pedófilo (pois é, Maomé foi tudo isso, de acordo com as fontes islâmicas primárias).
O islamismo, com a sua característica de se impor aos outros, mesmo sobre aqueles que não o seguem, é algo extremamente político. O problema não é "um punhado de dementes terroristas." O problema é aquilo que a lei islâmica (Sharia) prescreve para as mulheres, homossexuais e para todos os não muçulmanos. Abraços.
Anônimo diz
Concordo com vc José. Mas, eles tem aente lavada desde pequenos não aceitam e nao sabem argumentar mesmo esfregando fatos na cara deles. Querem justificar o injustificável e querem se impor serem respeitados, mas nao respeitam. Nos chamam de infiee sao idólatras tocando numa pedra. Pedra e pedra. Que milagre essa pedra fax? Mostrem um ao vivo, sem truques. Eles nao reconhecem nem. Mesmos como seus cidadãos se a pessoa for filho de um casal de cristão com muçulmano? E em nosso país quem respeito serem bem tratados?
Michela diz
Ótimo blog!
S 480 diz
Os muçulmanos ficam irados quando são desmascarados. Vocês irão dobrar os joelhos perante o Senhor Jesus.
S 480 diz
Outra coisa, o Maomé escreveu o alcorão através da revelação de um anjo, Maomé nasceu 570 anos após o nascimento de cristo. Maomé com certeza já havia ouvido falar de jesus, e se ele acreditava em anjo e espíritos, como saber se ele não foi enganado? Com certeza ele foi. 1 João 4: 1. Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 2. Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3. e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo. – em Gálatas 1: 8. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anâtema.
Abandone sua falsa religião muçulmana.
Anônimo diz
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Gálatas 1:8
Anônimo diz
A idolatria ainda se faz sentir na religiao islamica.
Em Mecca quando termina o jejum e feita a perigrnacao de Meddina a Mecca ate Caaba – Local de culto e tem la uma pedra preta que serve de adoracao… So e abencoado quem toca a pedra
E segundo a Biblia Ex20 vs4,5 (Nao faras para ti imagem de escultura, nem alguma semelhanca do que ha em cima nos ceus, nem em baixo na terra….. Nao te encurvaras a elas, nem as serviras)
Anônimo diz
Ficou no esquecimento as Cruzadas….a Inquisição…etc….genocídios praticados por pessoas q se dizem tenentes a Deus…Como certas pessoas tem memoria seletiva…q lástima…parecem papagaios…q ouvem e repetem pq tem a faculdade de falar…Pobre ser…mergulhado até o pescoço em sua ignorância e todas desconhecimento…o orgulho e falsa sensação de q se sabe alguma coisa eh característica humana…a soberba igualmente eh uma das piores chagas da humanidade…tenho dó deste ínfimo ser…q diante da grandeza do q Deus criou eh só uma partícula de pó …flutuante no cosmos…mas ainda da tempo…corre..antes q vc chafurde neste seu pseudoconhecimento…tão frágil e fulgaz…Como uma bruma la no mar…
eloquent-nash diz
A pergunta é: o que a MENTIRA ISLÂMICA (taquia) tem a ver com as Cruzadas ou a Inquisição? Se você me mostra como elas se relacionam eu altero o artigo.
PS> Mas, vamos nos lembrar que tanto as Cruzadas quanto a Inquisição foram decorrência da jihad Islâmica. Abraços.
Unknown diz
Sou cristã, e creio no arrependimento,, pois na minha opinião; no dia do julgamento final ,, a Blibia diz que todo juelhos se dobrara e toda língua confessará ,, daí então faremos conta de nossos próprios erros … Resumindo, que Deus venha ter misericórdia de nós seres humanos .. temos que amar nosso prossimo como a nós mesmos . Amém … Do contrário todo sacrifício será inválido,, tanto pra mim quanto pra vc ….. temos que desejar de todo coração que todos possamos alcançar o conhecimento pleno …. Conhecimento esse que so alcançamos através do espírito santo..
Unknown diz
Sou cristã, e creio no arrependimento,, pois na minha opinião; no dia do julgamento final ,, a Blibia diz que todo juelhos se dobrara e toda língua confessará ,, daí então faremos conta de nossos próprios erros … Resumindo, que Deus venha ter misericórdia de nós seres humanos .. temos que amar nosso prossimo como a nós mesmos . Amém … Do contrário todo sacrifício será inválido,, tanto pra mim quanto pra vc ….. temos que desejar de todo coração que todos possamos alcançar o conhecimento pleno …. Conhecimento esse que so alcançamos através do espírito santo..
Unknown diz
Deus é fiel
Anônimo diz
Parabéns pelo estudo. Essa religião hipócrita, desumana e cruel,(Sharia)é amaldiçoada desde o seu nascimento. "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema" Carta de Paulo aos gálatas cap. 1 v. 8.