O presidente turco Recep Erdogan está no poder desde 2003. Antes disso, ele chegou a ser preso em 1999, por quatro meses (quando era prefeito de Istanbul), por suas posições anti-seculares e pró-islamistas. Ele ficou famoso com a afirmação:
As mesquitas são os nossos quartéis, suas cúpulas os nossos capacetes, seus minaretes nossas baionetas, e os fiéis os nossos soldados.
Ele, junto com o partido islamista que ele próprio fundou, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), vem seguindo uma linha metódica e gradual, visando substituir a visão secular de Ataturk por uma visão islamista. Ele não esconde os seus sonhos de re-editar o Império Otomano, mesmo que seja uma parte dele, bem como de re-restabelecer a Turquia como a sede do Califado Islâmico, extinguido por Ataturk em 1929.
Em discurso recente, Erdogan deixou bem claro o que pensa com respeito às suas aspirações territoriais. Ele criticou o Tratado de Laussane, que criou as fronteiras da Turquia atual. Ele acha que este tratado deixou a Turquia menor do que deveria. Ele se referiu especificamente às cidades de Alepo e Mosul, ambas motivo de lutas devido a guerra civil síria (Alepo) e devido ao conflito com o Estado Islâmico (Mosul). Isso não significa que a Turquia irá invadir estas cidades (pelo menos por enquanto), mas mostra o pensamento que se torna predominante no governo turco, e se torna mais uma fonte de incertezas em uma região conturbada. (AMN) O mapa abaixo mostra o que foi estabelecido no chamado Pacto Nacional, assinado em 1920, e que mostra os territórios que o então moribundo império otomano considerava como o mínimo que ele deveria manter. O discurso atual de Erdogan é o de que é dever da Turquia defender as “minorias turcas” que ainda residem nestes territórios, bem como defender os “irmãos muçulmanos sunitas.” Este é o velho discurso dos invasores.
\Turquia neo-Otomana deseja pedaços da Grécia, Síria, Iraque e Chipre 2016
Anônimo diz
O CRANIO DE ERDOGAN OS TRAÇOS DE ALGUNS DESTES AS VESTES ISSO LEMBRA A GRANDEZA DE TURAN E BERINGIA
Anônimo diz
A HELADA PROPRIAMENTE DITA É MESMO AQUELE TRECHO MENOR ENTRE O SUL O EGEU ETC HA GREGOS E OUTROS QUE SONHAM COM A RE-HELENIZAÇÃO DA OUTRA MARGEM REFAZENDO DO EGEU UM MARE NOSTRVM MAS QUEM MANTEVE A TURQUIA VIVA NA EPOCA DA PARTILHA FORAM OS PROPRIOS ANGLOS
Anônimo diz
O PROBLEMA DO TURANISMO É QUE ALGUMAS ALAS SE PRENDEM AO SEMITISMO SÓ OUTRAS SÃO TRADICIONALISTAS TURANICAS PRE SEMITICAS
Liberdade secular diz
Excelente postagem, brilhante, como sempre, eu saí do Facebook mas continuo em outras redes sociais alternativas e estou divulgando seu blog excepcional até em grupos da Resistência ao Islã Político em língua inglesa, aconselhando aos que não entendem o portuguê a usarem o Google tradutor pois vale a pena ler seus posts!
Saudades, amigo e continue firme e na anonimidade imprescindível nesta luta pela secularidade e nossas liberdades civis contra esta ideologia teocrática supremacista!
José Atento diz
Agradeço a força. E vamos em frente.