José Atento
Os leitores deste blog sabem que nós somos críticos quanto a postura do Papa Francisco frente ao islamismo. É nossa opinião que ele não denuncia de modo contundente a perseguição que os cristãos são vítimas no mundo de hoje (a maior da história). Apesar dele fazer referência a perseguição, ele perdeu oportunidades de chamar a atenção disso em forums internacionais, por exemplo, o seu discurso nas Nações Unidas e no Congresso dos EUA, sob os holofotes da imprensa internacional.
Contudo, merece elogios deste blog a postura do Papa Francisco com respeito ao Genocídio Armênio, ainda mais pelo fato dele não ter se curvado frente as pressões da Turquia.
O Papa Francisco terminou uma visita de três dias a Armênia. A Armênia, assim como Grécia e Pérsia, é um daqueles nomes que surgem ao se estudar a Antiguidade. O Reino da Armênia foi o primeiro reino a adotar o cristianismo na história, ano 301, quando o Rei Tiridates se converteu, sob a influência de São Gregório, o Iluminador. Os armênios foram também os primeiros a pegarem em armas para defenderem o seu direito de serem cristãos, menos de 10 anos após adotarem o cristianismo, ao serem atacados pelo Império Romano (naquela época, ainda pagão).
Infelizmente, é possível ver todas as reflexões e os vestígios de uma mentalidade cruzada nas ações do papado e do papa.
A reação do Vaticano foi imediata. O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse (Reuters):
O papa não está em uma cruzada. Ele não está tentando organizar guerras ou construir paredes. Ele quer construir pontes. Ele não disse uma palavra contra o povo turco.
\Papa Francisco Visita a Armenia 2016
Silvio diz
Excelente blog muito bem construído e muitas informações.
Aceita parceria de links?
http://realidadeblog.com
grande abraço