Hoje é o sábado antes da Páscoa.
Este é um dia no qual toda a esperança estava perdida, sepultada com Jesus. Derrota. Esse sentimento amargo que nos sufoca quando nos vemos frente-à-frente com o fracasso, quando torna-se visível que todo o esforço foi em vão, e o futuro é incerto.
Quantas vezes nos sentimos assim?
Esta é uma reflexão importante, que pode ser tratada de um ponto-de-vista religioso ou de uma forma alegórica. Existem ainda aqueles que simplesmente ignoram a reflexão.
Independente de como refletimos (ou não) isso não é nada que realmente afete nossas vidas confortáveis.
Mas talvez hoje poderíamos pensar em todas essas minorias ao redor do mundo que vivem suas vidas diárias com a sensação do “sábado antes da Páscoa.” Entre elas, estão os cristãos, que são, na verdade, o grupo religioso mais perseguido no mundo.
Cristãos, em várias partes do mundo, vivem hoje sob a ameaça de perderem suas vidas e os seus bens, de serem discriminados ou acusados de crimes que não cometeram, apenas por causa de sua crença e pensamento.
Você pode imaginar viver a sua vida diária assim?
A organização Open Doors mantém um levantamento anual que coloca países em ordem de perseguição aos cristãos, agrupados em ‘perseguição extrema’, ‘perseguição severa’, ‘perseguição moderada’, e ‘perseguição esparsa.’ É interessante verificar que o mapa praticamente cobre todo o chamado “mundo islâmico”, ou seja, os países cuja população é majoritáriamente de muçulmanos. Exceções são a Coréia do Norte, Vietnã e a China, países considerados como comunistas, e a Colômbia, onde a perseguição acontece nas mãos das FARC, que vêem com suspeita as atividades sociais de grupos cristãos.
Os 10 piores países são a Coréia do Norte, Somália, Síria, Iraque, Afeganistão, Arábia Saudita, Maldivas, Paquistão, Irã e Iêmen … toda a lista abrange 50 países.
De modo que, neste sábado antes da Páscoa, reflita um pouco sobre aqueles que sofrem perseguição ao redor do mundo, incluindo-se aí o grupo mais perseguido.
E reflita também, como será o Brasil se em 50 anos no futuro, devido ao crescimento do islamismo no Brasil, os seus descendentes não tiverem mais as liberdades que você tem hoje.
Pattykittynana diz
Olá, José. Sou cristã adventista do sétimo dia batizada recentemente e estou iniciando pesquisa sobre dias santos. Cheguei ao seu blog pesquisando sobre o Islamismo e o Sábado. Você poderia me ajudar a entender um pouco sobre este dia como mandamento, uma vez que o Islamismo aceita o Pentateuco? Obrigada!
eloquent-nash diz
escreve pra mim. joseatento@gmail.com.
Alexandre Sousa diz
Maomé era um ladrão, assassino e estuprador, além de ser pedofilico. Com todo respeito, esses são os valores que vocês querem nos empurrar guela abaixo?
Alexandre Sousa diz
Dizem que quem tem telhado de vidro não joga pedra no telhado dos outros. O paises muçulmanos mais poderosos tem sua riqueza baseada no produto mais inflamavel do mundo. Se formos praticar atos terroristas para atingir os muçulmanos, não precisamentos embrulhar o nosso estomago com isso, fazendo o que eles fazem. Podemos simplemente atiçar fogo na riqueza deles e isso forçaria eles á parar com os atos terroristas que matam tantos de nós. Derramar o sangre preto é pior que que derramar o sangue vermelho no caso deles. E isso tambem forçaria as potencias ocidentais dependentes desse sangue preto á tomar medidas mais energicas com relação aos direitos humanos.